top of page

Arquitetura e Educação Regenerativa

Atualizado: 26 de mai. de 2025

uma abordagem necessária para projetos escolares


Em recente pesquisa para o plano de um projeto educacional, me deparei com tantos projetos incríveis que foi difícil escolher apenas um para ilustrar esta reflexão.


Meu foco na pesquisa é sobre projetos de edifícios para Escolas Regenerativas, sustentáveis, com certificações de qualidade ambiental e/ou aplicação de conceitos da Arquitetura Biofílica.


Trago aqui um exemplo de projeto admirável, uma escola em Blangadesh, projetada em colaboração entre o escritório SHATOTTO – architecture for green living – e o Feilden Clegg Bradley Studios (FCBS), o edifício reúne todos os elementos necessários para uma arquitetura sustentável e um ambiente educacional apropriado para práticas regenerativas.


O design se baseia na reinterpretação das Maravilhas Budistas, seus princípios filosóficos e arquitetônicos.

Além disso, "a proposta busca configurar um pulmão verde dentro da malha urbana densa. A composição volumétrica em alvenaria de tijolo aparente dialoga com as condicionantes climáticas do ambiente tropical, permitindo a ventilação cruzada no verão e o ganho solar passivo no inverno, contribuindo para a eficiência térmica do conjunto...

Os pátios periféricos operam como transições graduais entre o Maidan e os ambientes internos, mediando a relação entre o espaço coletivo e os núcleos pedagógicos. A espacialidade interna privilegia o conforto ambiental por meio da iluminação e ventilação naturais, promovendo ambientes de aprendizagem saudáveis e sustentáveis..."



Uma escola regenerativa é um modelo educacional que vai além da sustentabilidade, buscando ativamente restaurar, curar e fortalecer os sistemas naturais e sociais. Ela se baseia na compreensão de que somos parte integrante de um ecossistema vivo e que a educação deve formar indivíduos capazes de criar um futuro que não apenas preserve, mas regenere a vida no planeta. 🌱 


Enquanto a arquitetura sustentável se concentra em "sustentar" o estado atual do meio ambiente, a arquitetura regenerativa propõe uma mudança de paradigma: transformar os edifícios e espaços urbanos em sistemas vivos que contribuam para a saúde e vitalidade do planeta e das pessoas. Isso significa que cada projeto é pensado para se integrar ao ambiente natural como um "parceiro igual", promovendo a regeneração dos sistemas vivos.





Projeto:Edifício Aga Khan Academy



Dhaka, Bangladesh


Ano: 2022


Fonte: ArchDaily Brasil

 
 
 

Comentários


bottom of page